Conheça opções de ecoturismo em Bombinhas para entrar em contato com a natureza

Ecoturismo em Bombinhas

Passar as férias na praia é sempre um momento para relaxar, curtir o sol a areia e descansar. Mas para quem gosta de ter ainda mais contato com a natureza, o ecoturismo em Bombinhas oferece diversas opções nesse sentido.

De fato, Bombinhas é famosa por suas praias lindíssimas, algo que também se apresenta pela vida marinha. Mas o ecoturismo em Bombinhas também se dá em diversas trilhas e áreas onde a mata nativa e espécies de animais podem ser vistas e apreciadas com todo o cuidado e consciência necessárias.

Bombinhas é o menor município de Santa Catarina, mas possui uma diversidade enorme, tanto em relação às suas praias, quanto em atrativos e atrações em contato com a natureza. 

A cidade catarinense ainda conta com cinco unidades de conservação, com 75% de sua área em Áreas de Preservação Permanente.

Com a preocupação ambiental, fomento na cultura de preservação e ampliação destas áreas protegidas, passou a investir bastante no segmento de ecoturismo em Bombinhas

Atualmente, existem diversas trilhas estruturadas, novas atrações e muitas opções para praticar o turismo voltado para a natureza.

Por isso, separamos algumas opções de ecoturismo em Bombinhas que vão te encantar e deixar em contato com a natureza.

 

7 opções de ecoturismo em Bombinhas

 

Mirante Eco 360º:

Uma das melhores opções de ecoturismo em Bombinhas para quem está iniciando. O mirante pode ser acessado através de uma trilha curta e leve, com uma vista recompensadora. 

Ele fica no alto de 230 metros, de onde é possível apreciar a enseada de Zimbros, Canto Grande, Mariscal, Morro do Macaco ou ainda, em dias de céu claro, o norte da ilha de Florianópolis.

Além desse contato com a natureza local e da vista que pode ser apreciada e aproveitada para realizar belíssimas fotos, também é possível aproveitar uma atração incrível logo no começo. 

Na base do Mirante também é possível visitar o Museu de História Natural Charles Darwin, que possui exposições temáticas sobre a natureza e as diferentes formas de vida existentes e a sua evolução, além de um laboratório com aquários e quaternários.

 

Reserva Biológica Marinha da Ilha do Arvoredo:

O lugar ideal para quem gosta de conhecer a vida marinha. É o melhor ponto de mergulho autônomo do sul do Brasil, com uma grande diversidade de espécies para observação. 

Lá você pode apreciar garoupas, meros, polvos, arraias, lulas, vieiras, lagostas, tartarugas, golfinhos, pinguins, baleias, entre outros.

Além disso, a visibilidade média varia entre 10m e 18m, com mergulhos que podem atingir mais de 30 m de profundidade. 

Vale destacar que os passeios aqui só podem ser realizados com operadoras credenciadas, assim é possível garantir a preservação desta reserva, que é de grande importância ecológica e científica.

 

Trilha do Morro do Macaco:

Talvez a trilha mais conhecida de Bombinhas, a subida para o Morro do Macaco encanta todos os turistas. Esta também é uma unidade de conservação, que possui 191 metros de altitude e é acessível por trilha panorâmica.

No caminho é possível apreciar a bela vegetação nativa e a chegada ao topo é recompensadora. Lá de cima é possível apreciar as praias de Canto grande (Mar de Dentro e Mar de Fora), Mariscal, Zimbros, Morrinhos e toda a Reserva do Arvoredo.

 

Trilha da costeira de Zimbros:

Opção perfeita para quem praticar ecoturismo em Bombinhas, com diferentes níveis de intensidade. Existe a possibilidade de fazer a trilha inteira, que dura cerca de 4 horas, passando por um total de 10 praias diferentes. 

É claro que para quem quiser parar em alguma praia no meio do caminho e apreciar o resto do dia por ali, vai aproveitar da mesma maneira.

No trajeto, que se inicia na praia do Cantinho, você encontrará águas diferentes em diversos momentos, com algumas mais calmas e outras mais agitadas. 

Também é possível apreciar espécies de animais nativos e a própria vegetação da área. Além disso, alguns lugares possuem costões, onde existem pedras enormes para apreciar.

 

Mergulho ecológico:

Não é possível falar do ecoturismo em Bombinhas sem mencionar as diversas opções de mergulho ecológico.

Perfeito para quem quer observar a vida marinha, você pode praticar com um snorkel e nadando sozinho em locais seguros ou então entrar em contato com operadoras de mergulho para marcar seu mergulho ecológico. 

As melhores praias de Bombinhas para mergulhar são: Lagoinha, Sepultura, Ribeiro e Conceição.

 

Ecoturismo de bicicleta: 

Que tal se aventurar de bike por Bombinhas? Com o cicloturismo, você pode fazer o passeio de bicicleta e conhecer toda a cidade em poucas horas. 

Também é possível aproveitar trajetos mais curtos e visitar pontos específicos do município. Bombinhas oferece tranquilidade e segurança para você pedalar, com uma excelente estrutura, como é o caso da ciclovia  de Bombas, por exemplo. 

Além disso, é possível encontrar diversos pontos para alugar bicicletas, fazendo com que você não precise levar a sua própria na viagem.

 

Passeios de barco:

Fazer ecoturismo em cima de um barco é o momento perfeito para aproveitar paisagens únicas de um ângulo completamente diferente. 

Você pode encontrar diversas opções em Bombinhas, fazendo roteiros instigantes com a sua família e apreciando a vida marinha de Bombinhas.

Participe da discussão

Comparar listagens

Comparar